Eleições 2008, Wilson Santos vira sobre Walter Rabello

Publicado por | 13/04/2008 | Sem categoria

ELEIÇÕES 2008 EM CUIABÁ


Segundo matéria publicada pelo Jornal Diário de Cuiabá, o prefeito Wilson Santos (PSDB) reverte pela primeira vez o quadro das Eleições 2008, superando o deputado estadual Walter Rabello (PP), pré-candidato que há mais de um ano liderava as pesquisas de intenção de voto. Se o placar das eleições fosse aberto hoje, o tucano arrebanharia 35,6% dos votos contra 33,7% acumulados pelo progressista.

O cenário estimulado que chama a atenção consta na nova pesquisa divulgada pela KGM Comunicação, Marketing e Pesquisas, embora o resultado empurre o pleito para o segundo turno caso as eleições fossem hoje. Wilson desta vez consegue superar ligeiramente Rabello. No termômetro de amostragens anteriores, deflagradas ainda no começo do ano passado, o político-apresentador detinha margens de diferença com ‘folga’ sobre o candidato à reeleição.

A pesquisa foi registrada sob o número 005/2008 no cartório da 51ª zona eleitoral da Capital. A nova posição pode ser encarada como um marco no quadro de desaquecimento paulatino que cercava o nome de Rabello há alguns meses.

No mesmo cenário estimulado, o deputado federal Carlos Abicalil (PT) registra 9,8% das intenções de voto. O deputado federal Valtenir Pereira (PSB) e a ex-vice-governadora Iraci França (DEM) compartilham o mesmo desempenho, com 5,8% cada. Já o empresário Mauro Mendes (PR) é escolhido por apenas 1,7% dos eleitores.

O prefeito tucano também assegura os melhores desempenhos nos espelhos aventados de um segundo turno na Capital. Conforme os índices apontados na amostragem feita pela KGM, ele venceria ao final do pleito com 46,4% dos votos contra 42,7% de Rabello. A vitória mais folgada de Wilson Santos no segundo ‘round’ das Eleições 2008 ocorreria contra Mauro Mendes – enquanto Wilson desponta com 64,6%, Mauro figura com 16,5%.

Com a exceção do confronto com o atual prefeito, Rabello venceria as eleições no segundo turno na disputa contra os quatro demais candidatos considerados na pesquisa. Quem mais se aproxima do progressista é Carlos Abicalil, com 32,1% dos votos, que seria derrotado pelos 54,9% dos votos concentrados por Rabello. Assim como ocorre com o Wilson Santos, nos cenários da pesquisa, o triunfo final se daria com mais facilidade contra Mauro Mendes, num placar de 59,9% contra 16,7% dos votos.

Além de polarizarem a disputa no primeiro turno com o empate técnico, Wilson Santos e Walter Rabello também disputam o topo do ‘amargo’ ranking da rejeição entre os candidatos ao Palácio Alencastro. A reeleição do tucano é rechaçada por 22,4% dos eleitores entrevistados, ao passo que o voto a Rabello é descartado por 21,4%. O empresário Mauro Mendes aparece logo após, com 15,5%.

O detentor do menor índice de rejeição é Valtenir Pereira, com 5,2%. A rejeição a Carlos Abicalil envolve praticamente o mesmo percentual de votos, com 9,8% das citações. Já o nome de Iraci França, ex-primeira-dama da Capital, é rechaçado por 7,3% das pessoas ouvidas na pesquisa.

833 total de vistas, 0 hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.