Pesquisa Ipec Aponta vantagem de Wilson Santos

Publicado por | 25/06/2008 | Sem categoria

Consulta foi feita antes de o Partido da República ratificar em convenção o nome do empresário Mauro Mendes

JULIANA SCARDUA
Da Reportagem

O prefeito Wilson Santos (PSDB) lidera com ligeira vantagem a corrida sucessória na Capital, com 37,76%, numa disputa acirrada com o ex-deputado Walter Rabello (PP), com 33,54%. Bastante distantes do duelo travado no primeiro ‘pelotão’ de candidatos, o deputado federal Valtenir Pereira (PSB) registra 7,33%, enquanto o empresário Mauro Mendes (PR) obtém apenas 1,99%.

O desempenho do republicano é superior apenas ao apresentado pelos candidatos do PSOL e PTN, procurador Mauro César Lara (0,87%) e o empresário Baltazar Ulrich (0,37%), respectivamente. Os percentuais constam na nova pesquisa estimulada realizada pelo Instituto de Pesquisa do Centro-Oeste (Ipec).

A amostragem confirma a verdadeira queda-de-braço entre Wilson e Rabello numa eventual disputa restrita aos dois candidatos. Nesse cenário, Wilson desponta com 39,5% e Rabello com 34,41%. No grupo dos quatro principais nomes na corrida sucessória, conforme os resultados do Ipec, Wilson Santos teria hoje menos dificuldades numa disputa direta com Mauro Mendes. O tucano arrebanha 43,35% da preferência, contra 3,73% registrados pelo empresário.

O mesmo ocorre num embate direto entre Rabello e Mauro Mendes. Nesse quadro, o ex-deputado arrebanha 40,87% contra 4,35% computados pelo candidato do PR. Já num duelo travado entre Wilson e Valtenir, o desempenho do prefeito é de 41,86% contra 10,31% pontuados pelo parlamentar. Valtenir é o grande cotado a vice de Wilson, num convite posto a público pelo prefeito na sexta-feira passada (20). Já num embate entre Rabello e Valtenir, o nome do PP registra 40% contra 10,81% votos declarados ao parlamentar. Na espontânea, 26,09% dos eleitores entrevistados pelo Ipec afirmam que votarão pela reeleição do prefeito Wilson Santos, enquanto 18,26% declaram a preferência por Walter Rabello. O deputado Valtenir Pereira é citado por 2,36%, enquanto Mauro Mendes reúne somente 0,87% das manifestações espontâneas. A maior parcela de entrevistados, 51,18%, não soube ou não quis opinar.

Assim como na estimulada, a rejeição aferida na pesquisa aponta para percentuais próximos entre Wilson e Rabello. Porém, desta vez, o candidato do PP encabeça o amargo ranking político com 16,4%, ao passo que o prefeito computa 13,54%. Entre os motivos da repulsa, os eleitores fatia de 39,39% dos eleitores que rejeitam Rabello o rotulam de ‘demagogo’. Já entre os que rechaçam a reeleição de Wilson, 44,04% declaram que o tucano ‘não faz nada’.

Os outros quatro nomes citados na pesquisa apresentam índices de rejeição bem inferiores, que oscilam entre 0,25% e 1,74%. O menor percentual é atribuído a Valtenir, enquanto Mauro Mendes registra 0,75%. Os dados foram coletados nos dias 19 e 20 de junho. De acordo com o Ipec, foram ouvidos 805 eleitores da Capital em 19 regiões diferentes da cidade, sendo 458 homens e 347 mulheres. A pesquisa foi registrada no cartório da 51ª Zona Eleitoral de Cuiabá, sob o número 018/2008.

Fonte: Diário de Cuiabá

961 total de vistas, 0 hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.