Eleicoes em Cuiaba: Wilson Santos lidera com 22 pontos

Publicado por | 14/10/2008 | Sem categoria

GAZETA DADOS
Wilson lidera com frente de 22 pontos

Vitória do atual prefeito surge como tranquila nesta primeira rodada de pesquisa,
quando ele obteve 56% e seu adversário 34%, na votação estimulada
O prefeito Wilson Santos (PSDB), candidato à reeleição em Cuiabá, inicia o 2º turno com 22 pontos de vantagem sobre o empresário Mauro Mendes (PR), revela a primeira rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados. A 13 dias da decisão, o tucano venceria o pleito com 56% das intenções de voto estimulado contra 34% conquistados pelo republicano. Os percentuais da consulta mostram que é muito pequena a margem de ação para Mendes. Ainda que ele consiga reunir todos os votos brancos e nulos (4%) e o total de indecisos (6%) que, juntos, chegam a 10%, ficaria 12 pontos percentuais atrás de Wilson.

Pela amostragem, registrada sob o número 067/2008 na 51ª Zona Eleitoral da Comarca da Capital, Santos tem hoje 14,09 pontos a mais do que na votação em 1º turno. O prefeito que, no domingo dia 5 de outubro obteve 47,55% dos votos válidos, agora alcançaria 62%. Mauro, por sua vez, subiu cerca de 11 pontos, ou seja: dos 26,59% saídos das urnas chegaria a 38% da votação, indica a pesquisa, a primeira de uma série de três rodadas que o Gazeta Dados fará neste 2º turno.

A escalada de crescimento de Wilson Santos é de 14,09 pontos em cima dos 141.327 mil votos que o candidato conquistou no 1º turno, que resulta em 161.113 mil votos. Já Mauro Mendes avançou 11 pontos sobre os 78.415 mil votos, passando para 87.041 mil votos. Isto significa dizer que se as eleições fossem hoje, Wilson Santos, num intervalo de uma semana de campanha eleitoral, começa a corrida para manter-se no comando do Palácio Alencastro com uma vantagem de 74.072 mil votos em comparação ao adversário.

Para o resultado oficial da eleição, a Justiça leva em conta os votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e abstenções. Na simulação, o instituto retira também o índice atribuído aos indecisos. O Gazeta Dados ouviu 803 eleitores na sexta (10) e sábado (11), antes da entrada no ar, nesta segunda-feira, do horário gratuito eleitoral no rádio e na televisão. A margem de erro prevista é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Com o objetivo de se chegar a um resultado bem representativo dos eleitores de Cuiabá – 368.189 mil – o instituto aplicou questionários em 191 bairros, divididos em 4 regiões de Cuiabá, através da técnica Survey.

Espontânea

O favoritismo de Wilson Santos no voto estimulado, quando o entrevistador mostra ao eleitor a lista oficial para que ele aponte o nome de sua preferência, se repete na sondagem espontânea. Nesta amostra, o eleitor declara o voto sem que veja os nomes dos concorrentes. O candidato à reeleição à prefeitura garante a dianteira com os mesmos 22 pontos percentuais de diferença e teria uma vitória bastante tranquila. Ele aparece com 55% dos votos, enquanto o seu adversário teria 33%. Brancos e nulos somam idênticos 4% encontrados no voto estimulado, mas o percentual de indecisos vai a 9%, subindo 3 pontos.

Na margem de erro, a variação dos votos de Wilson Santos a partir de 62% (válidos) poderia cair a 58% e alcançar 66%. Mauro Mendes, que carrega o apoio do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, recuaria a 34%, a partir de 38%, e saltaria no máximo a 42%, 24 pontos percentuais atrás do tucano.

O vencedor

Quando o instituto pergunta sobre definição de voto, 84% do eleitorado da Capital assegura que não mudaria de opção para o dia 26 de outubro, quando ocorre o 2º turno. Apenas 10% admitiram trocar o voto e, 6%, preferiram não responder. Do percentual de voto decidido, 94% revelaram que votarão em Wilson e 85% em Mendes. Daqueles que ainda estão em dúvida, somente 6% dos eleitores do atual prefeito falam em troca de voto. Já 13% que declararam voto para o republicano ainda podem alterar a preferência na boca-da-urna.

Sobre a certeza de vitória neste 2º turno, novamente os números são amplamente favoráveis a Wilson Santos, que é indicado o ganhador do pleito por 63% dos entrevistados do Gazeta Dados contra 24% que optaram por Mauro Mendes. Treze por cento preferiram não responder.

Aprovação

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, que tenta ser reconduzido ao cargo, tem a administração aprovada por 57% da população cuiabana. São 12% de avaliação ótima somada a 45% de boa. O percentual de aprovação da gestão do tucano é bastante próximo ao índice de eleitores que manifestam apoio a Wilson – 55% no voto espontâneo e 56% no estimulado.

Dos 368.189 mil eleitores aptos a votar na Capital, 193.230 mil são mulheres e 174.635 mil, homens. A maioria, 57%, estão na faixa etária de 25 a 34 anos e acima de 45 anos. Quarenta e dois por cento possuem o ensino médio e 39% o fundamental. Sessenta e nove por cento recebem até 5 salários mínimos e 19% entre 5 e 10 SMs.

Migração de votos

Ainda em relação ao 1º turno das eleições para a Capital de Mato Grosso, o Gazeta Dados checou como está sendo a migração de voto estimulado para este 2º turno. Dos votos conquistados (49.954 mil) pelo candidato derrotado Walter Rabello (PP) 42% passariam para Wilson Santos, enquanto 43% para Mauro Mendes. Já os do socialista Valtenir Pereira (14.386), 44% seriam transferidos ao tucano e, 50%, para o republicano. Dos eleitores do Procurador Mauro do PSOL (10.833), 22% migrariam para Santos e 67% para Mendes.

Na migração de votos, o prefeito Wilson Santos conquistaria 7% dos votos dados ao empresário Mauro Mendes. Já o estreante em política que disputa a prefeitura pelo PR, ficaria com 3% dos votos concedidos ao tucano no 1º turno.

Margareth Botelho
Diretora de Redação
Fonte: A Gazeta

886 total de vistas, 0 hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.