ELEICOES EM CUIABA: GAZETA DADOS APONTO VITÓRIA DE WILSON SANTO NO 1º TURNNO COM 45%

Publicado por | 28/09/2008 | Sem categoria


Wilson Santos chega a 45% dos votos

Na simulação de votos válidos, quando são retirados brancos, nulos e o percentual de indecisos, o tucano registra 53% e venceria o pleito em 1º turno

Margareth Botelho
Diretora de Redação

A uma semana da eleição, o tucano Wilson Santos aparece como o futuro prefeito de Cuiabá com 45 das intenções de voto estimulado. O segundo colocado, Mauro Mendes (PR), surge com 22%, distanciado 8 pontos percentuais do candidato Walter Rabello (PP), que obteve 14% das indicações dos eleitores. Esta é a 3ª rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados na Capital e mostra que está mantida a tendência de liderança de Santos, como também uma curva de ascendência de Mendes e de declínio para Rabello.

A sondagem foi realizada nos dias 26 e 27 de setembro em 191 bairros do município, divididos em 4 regiões. Mil pessoas foram ouvidas pelo instituto, que registrou a pesquisa na 51ª Zona Eleitoral da Comarca de Cuiabá sob o número 055/2008. Através da técnica Survey com aplicação de questionários padronizados e estruturados, chega-se a um resultado representativo dos 368,188 mil eleitores aptos a votarem no próximo dia 5 de outubro. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

Na amostra estimulada – quando o entrevistador apresenta ao eleitor a lista oficial de candidatos para que ele indique a sua preferência – Valtenir Pereira (PSB) está em terceiro lugar com 3% do votos e o Procurador Mauro (PSOL), na condição de lanterninha na disputa, com 2%. Brancos e Nulos somam 3% e indecisos 11%.

Em relação às pesquisas anteriores, o atual prefeito Wilson Santos (PSDB) subiu 5 pontos percentuais. Na 1ª rodada realizada de 25 a 27 de agosto, ele tinha 40% das intenções de voto e atingiu 42% na sondagem dos dias 13 e 14 de setembro. Catorze dias depois alcança os 45%. A 3ª rodada do instituto foi feita, vale lembrar, após uma semana de ataques e contra-ataques entre o tucano e o republicano. Ainda assim os dois candidatos cresceram exatos 3%, enquanto Walter Rabello perdeu 4 pontos, baixando de 18% (dias 13 e 14) para os atuais 14%. (Veja gráficos nesta página)


Espontâneo – Na amostragem espontânea, quando o eleitor indica o nome do candidato sem ver a lista de nomes, o favoritismo de Wilson também se mantém com 44% do eleitorado contra os mesmos 22% de votos atribuídos a Mendes. Walter Rabello apresenta novamente 14%, seguido por Valtenir com 2% e o Procurador Mauro com 1%. Indecisos somam 15% e brancos e nulos totalizam 2%. A dança dos números em comparação às outras duas sondagens confirma a condição de liderança de Wilson, a subida de Mauro e a queda de Rabello. O atual prefeito, na 1ª rodada tinha 36% dos votos e foi a 41% para chegar aos 44%. Mendes saiu de 12%, atingindo 18% e agora registra 22%. Walter inverte posição com o republicano, passando de segundo para terceiro colocado. O deputado estadual cassado por infidelidade partidária teve 19%, recuou a 17% para aparecer com os atuais 14%. Foram 5 pontos perdidos num intervalo de um mês. O número de indecisos oscilou de 22%, passando a 17% e chegando a 15%. Brancos e nulos reduziram de 7% para 3% e, agora, somam 2%.


Votos válidos – O Gazeta Dados, que faz pesquisas apenas para informar ao leitor de A Gazeta, indica que a eleição em Cuiabá seria decidida em 1º turno com Wilson Santos sendo reconduzido ao cargo de prefeito. Na simulação de votos válidos, quando são retirados brancos, nulos e o percentual de indecisos, o tucano registra 53%. Mauro Mendes, 26%; Walter Rabello, 16%; Valtenir, 3%; e o Procurador Mauro, 2%. A somatória dos quatro candidatos é de 47 pontos percentuais, uma diferença pró-Santos de 6 pontos percentuais. Utilizando a margem de erro de 3,5%, o instituto avalia ainda como seria o quadro eleitoral. Os 53% de Wilson poderiam cair a 49,5% e bater 56,5%. Mendes sairia de 26% para 29,5%, mas poderia baixar a 22,5%. Já Rabello, com 16%, saltaria a 19,5% e recuaria a 13,5%.


Rejeição e vitória – O candidato Walter Rabello lidera o percentual de rejeição com 32% das indicações dos mil entrevistados na Capital. Em segundo está o atual prefeito, Wilson Santos, com 19%, seguido por Mauro Mendes com 11%. O republicano, que tem o apoio do governador Blairo Maggi, era o menos rejeitado na 1ª rodada com 5%. foi a 9% e aumentou para os 11%. O Procurador Mauro é o quarto colocado em rejeição com 10%. Já Valtenir, que concorre com chapa pura, tem somente 4% neste quesito. Dezesseis por cento dos eleitores preferiram não responder a essa pergunta, e 8% optaram por branco ou nulo. A certeza de vitória alcança o máximo de 59% em favor do tucano contra 16% que acreditam que o vencedor das urnas do próximo domingo será Mauro Mendes, enquanto 11% apostam em Walter Rabello, 1% acredita que Valtenir pode ganhar o pleito. O Procurador Mauro não pontua nesta situação.


Segundo turno – Mesmo com a pesquisa indicando que a eleição em Cuiabá seria decidida em um turno apenas, o Gazeta Dados fez as simulações para um possível sendo tempo no pleito. Wilson Santos também venceria mais uma etapa das eleições tanto no confronto com Mauro Mendes como com Walter Rabello. Com o republicano, o tucano teria uma vantagem de 19 pontos. São 51% contra 32%. Numa disputa com o progressista, Wilson amplia a diferença para 32 pontos percentuais
. O eleitor do atual prefeito apresenta o seguinte perfil: é 47% entre o sexo feminino; 52% têm de 35 a 44 anos; 55% possuem diploma de nível superior; e 64% recebem vencimentos acima de 10 salários mínimos.

Fonte: A Gazeta

1947 total de vistas, 0 hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.