Testes Vocacionais funcionam?

Publicado por | 20/01/2015 | Carreira

Os testes vocacionais se tornaram muito populares, principalmente na década de 60, além disso foram muito utilizados e ainda são.

Há testes que indicam nomes de profissões, isso leva a pessoa a acreditar que se a pessoa fizesse a profissão indicada no teste teria sucesso na questão profissional, o que nem sempre é verdade.

Há também aqueles que ficam super angustiados por causa do resultado, principalmente porque o resultado não era o que eles esperavam, os deixando ainda mais confusos.

No ano de 2002, depois de feitas algumas pesquisas e análises, alguns tipos de testes foram considerados desfavoráveis, principalmente por estarem desatualizados. Por isso, foram proibidos de serem aplicados pelo Conselho Federal de Psicologia.

Hoje em dia, há testes psicológicos, que incluem personalidade, aptidão e interesse, que são bastante usados no processo de orientação profissional pelos psicólogos, e são os que são favoráveis pelo conselho federal de psicologia. Mas eles, sozinhos, não suficientes.

Esses testes devem ser feitos de forma conjunta com outras técnicas de orientação profissional e de carreira.

Para escolher a Profissão, é preciso fazer apenas o teste vocacional?

Os testes psicológicos devem ser inseridos dentro de um trabalho completo para proporcionar à pessoa um resultado positivo. Além disso, devem ser usados com muito critério e somente por especialistas.

O resultado é trazido pelo processo de orientação profissional e de carreira no qual a pessoa passa por diferentes etapas do desenvolvimento profissional, por meio de uma metodologia bastante específica, conseguindo por ele mesmo fazer uma escolha profissional de forma mais segura e consciente.

Os testes vocacionais de internet. Eles realmente funcionam?

Muitas pessoas recorrem a internet para fazer os testes lá disponíveis, mas não se sabe quem esta por trás desses testes e como foram organizados.

Qualquer avaliação comportamental, independente de qual natureza, só pode ser válida se houver uma devolutiva de um profissional especialista. É por meio da devolutiva que a pessoa vai conseguir entender o propósito da avaliação que está sendo feita. Isso também vale para qualquer outro instrumento que a internet oferece.

Quem deseja escolher a profissão deve estar comprometido durante todo o processo, sempre procurando o autoconhecimento, pesquisando e conversando com outras pessoas.

Links para fazer o teste agora mesmo!

http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/teste-descubra-as-carreiras-que-tem-mais-a-ver-com-voce

http://guiadoestudante.abril.com.br/testes-vocacional/

http://www.eduquenet.net/vocacional.htm

 

2057 total de vistas, 0 hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.