3 dez 2018

Porque envio currículo e não sou chamado para entrevista

Empregos_Cuiabá Sem Localização

Descrição da Oferta

Segredo do currículo

 

Muitos profissionais que acessa Empregos Cuiabá certamente já ficaram indignados: enviaram o seu currículo para vagas nas quais analisaram cem por cento de aderência, e não aconteceu o que espera, nada.

Nada, nenhum e-mail, WhatsApp nem mísero telefonema.

Quando isso acontece, o profissional recrutador paga a conta da incompetência, e o profissional candidato tem a certeza de que o recrutador é analfabeto.

Mas, vamos pensar um pouco mais sobre isso às pessoas interessadas no assunto:

Filtros e palavras chave

Pode acontecer a famosa aplicação de filtros, e as palavras chave do recrutador não se encontram no seu resumo de experiências profissionais.

Síndrome dos dois II – Indiferença e indicação

Pode ser que o recrutador anunciou e nem mesmo leu currículos, aceitou indicação da rede de contatos e infelizmente você não estava no meio.

Agência de emprego

Ou, o recrutador anunciou mas em seguida colocou as vagas em uma agencia de empregos da cidade; muitos interessados enviaram seu currículo e estão pensando que seu perfil será analisado, mas não terão essa chance, a menos que descubram a agencia de empregos que a empresa contratou para fazer as vagas.

Centenas de currículos

Receberam 698 currículos, leram uns 10 chamaram três e fecharam a vaga. Seu currículos nem mesmo foi lido.

O que mais?

Existem diversas outras alternativas possíveis, porém vamos somente a mais uma, razão desse post: seu currículo tem mesmo forte aderência com a vaga e o recrutador tem que ler com tempo e atenção para descobrir nos pré requisitos e na sua experiencia relatada os pontos em comum.

Quanto mais técnicas as exigências, já sabe, é mais complexa a leitura.

É importante lembrar que recrutadores não são administradores, médicos, engenheiros, etc. e podem não conhecer detalhadamente todos os cargos que recrutam. Se são mais experientes, conhecem bem o negócio da empresa, realizaram um bom briefing com o requisitante, as chances são maiores aí do seu lado.

Só que o tempo dedicado à leitura de cada curriculum vitae é curto, muito curto, não chega a minutos.

Alertamos ainda para o fato de que, no seu entendimento, as experiencias relatadas por você possivelmente englobam as exigidas na vaga, explicando melhor: você tem nas empresas onde trabalhou grande experiencia em WKZ e é lógico, totalmente lógico que para ter experiências em WKZ, você é profundo conhecedor e experiente em ABCDEF um alfabeto inteiro. Isso é logico para você, mas seria também para o recrutador?

A cada dia os currículos tem menos paginas, uma a duas reza a lenda (e o tempo e paciência curtos de quem lê), então é possível que varias informações fiquem subentendidas.

Então, o que fazer?

Simples.

Cada currículo que você enviar, e tiver pré requisitos descritos na vaga, gaste um tempo e escreva a sua experiência em cada item citado. Jamais deve mentir, nem precisava dizer.

Somente explique a sua experiência à luz da vaga . Ou os pré-requisitos à luz da sua experiencia profissional.

Aumenta suas chances com certeza. Garante a recrutadora e Headhunter, Frima Steinberg,  que afirma ler currículos há 32 anos, “suficientes para dizer que suas chances aumentarão,” diz ela.

Na leitura do seu currículo, o recrutador vai na realidade ler você explicando o que domina da vaga e portanto se reúne condições para participar da seleção, além do que, na hora de preparar o seu curriculum vitae para enviar, se a sua aderência for baixinha, você terá pouco a explicar e nem vai enviar. Exemplo: você é um engenheiro nuclear, e a vaga é para gerente comercial de cosméticos. Seu raciocínio é: se eu sei fazer isso, que é tão complexo, sei fazer aquilo que é simples, logicamente cosméticos representam zero dificuldade. Engano seu. É outro mundo diferente daquele que você tem expertise. E bastante complexo. E na hora de explicar isso para o recrutador, certamente você irá verificar que não se encaixa na vaga, permitindo assim duas coisas interessantes:

1) da sua parte, foco nos seus propósitos.

2) da parte do recrutador, currículos com maior aderência.

Nada mal, concorda?

Artigo de Frima Steinberg, com algumas adaptações as demandas regionais para dezembro de 2018 e ano de 2019.

Pesquise o perfil da profissional no Linkedin: www.linkedin.com/in/frima/

 

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos?

Categorias: Carreira.

Ilimitado.

942 total de vistas, 2 hoje

Candidatar-me a esta Oferta