ELEICOES EM CUIABA: PESQUISA IPEC APONTA VITÓRIA DE WILSON SANTOS NO PRIMEIRO TURNO

Publicado por | 01/10/2008 | Sem categoria

Wilson mantém preferência do eleitorado

A novidade ficou por conta dos últimos colocados; Procurador Mauro (Psol) ultrapassou o deputado federal Valtenir Pereira, candidato do PSB

Da Reportagem

Nova rodada de pesquisa do instituto Ipec atesta a consolidação do prefeito Wilson Santos (PSDB) em primeiro lugar na corrida eleitoral, com 46,53% das intenções de voto na modalidade estimulada. Em seguida, vem o candidato republicano Mauro Mendes, com 21,59%. Já o candidato do PP, Walter Rabello, tem 15,26% das intenções de voto e é o terceiro.

Se trouxe poucas alterações na ponta de cima, a sondagem ao menos revela uma reviravolta na quarta e quinta colocações, entre os candidatos Valtenir Pereira (PSB) e Procurador Mauro (Psol). Até então quarto na corrida eleitoral, Valtenir agora aparece em último com 1,61% das intenções. “Lanterna” durante toda a corrida, Procurador Mauro melhorou a posição é o quarto, com 2,23%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 28 de setembro ouvindo 806 pessoas acima de 16 anos, em 19 regiões de Cuiabá. Está registrada na 51ª Zona Eleitoral sob o número 057/2008. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança da 95%.

Os eleitores que não responderam ou não opinaram perfazem um total de 12,78%. Segundo a pesquisa, ninguém respondeu que votaria em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.

A nova pesquisa mostra que Wilson Santos e Mauro Mendes tiveram crescimento nas intenções de voto, comparando-se com a sondagem realizada entre os dias 13 e 15 de setembro. O tucano subiu 3,37 pontos percentuais. Já Mendes teve alta de 4,59. Rabello caiu 1,15. A maior queda, no entanto, ocorreu com Valtenir Pereira – 3,62 pontos percentuais no período. Procurador Mauro teve leve oscilação para cima, de 0,21.

Se forem levados em conta apenas os votos válidos, em que são excluídos os brancos, nulos e indecisos, Wilson Santos teria 53,35%, o que garantiria vitória em primeiro turno. Mauro Mendes aparece com 24,75% e Rabello, com 17,5%. Já Procurador Mauro e Valtenir Pereira aparecem com 2,55% e 1,85%, respectivamente.

O instituto Ipec também aferiu o humor do eleitorado no caso de a eleição ser decidida no segundo turno. Na primeira simulação, em que Wilson Santos e Mauro Mendes se confrontam, o tucano surge com 49,26%, contra 27,3% do republicano. Não responderam ou não opinaram perfazem o total de 23,45%.

Se o confronto fosse com o deputado Walter Rabello, o prefeito ficaria com vantagem ainda maior. Ele teria 52,23% dos votos e o candidato do PP, 21,46%. O total de eleitores que não responderam ou não opinaram chega a 26,3%.

Walter Rabello é o candidato mais rejeitado pelo eleitor cuiabano. Nada menos que 28,54% dos eleitores disseram que não votariam nele. A segunda maior rejeição é de Wilson Santos (17,37%), seguido de Procurador Mauro (11,04%), Mauro Mendes (7,69%) e Valtenir Pereira (5,46%). Outros 29,9% dos entrevistados não se manifestaram sobre rejeição

Fonte: Diário de Cuiabá

443 total de vistas, 1 hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com