8 jul 2015

Dicas de linguagem corporal para transmitir segurança em entrevista de emprego

Cuiabá, State of Mato Grosso, Brazil

Descrição do Emprego

A Corpo e linguagem

Linguagem corporal na entrevista de emprego.

 

No seu ambiente de trabalho ou em reuniões de negócios você sempre quer demonstrar segurança e confiabilidade, porém, as palavras tão-somente não são suficientes. O seu corpo diz muito do que você sente e acaba transmitindo mensagens diferentes daquilo que você esperaria.

Para que o seu corpo não seja seu inimigo, é preciso conhecer algumas dicas de linguagem que lhe ajudarão a transmitir mais segurança em seu trabalho e também no dia a dia.

 

Fale sem pressa

Não basta escolher as palavras corretas se na hora você falar tudo de forma acelerada e nervosa. Valorize cada pausa em seu texto e respire com calma. Não demonstre afobamento ou nervosismo, fale tranquilamente, como quem tem clareza e certeza daquelas palavras.

 

Respire profundamente

Assim como a fala acelerada, a sua respiração em um ritmo intenso é um mal sinal. Isso passará uma imagem de nervosismo, estresse e até mesmo de temor. Uma respiração profunda e lenta lhe dará um ar mais sereno e dono de si, sem falar que essa respiração colabora na oxigenação do cérebro e diminui os níveis de ansiedade.

 

Ponha as mãos para trás

Pode parecer uma dica simples, mas pense no efeito que essa imagem causa numa reunião de negócios: alguém fala sobre o futuro da empresa de pé e com as mãos entrelaçadas nas costas. É uma imagem representativa de poder e de coragem, sem a proteção das mãos em sua frente.

 

Cuide o seu olhar!

O primeiro detalhe é tentar controlar o ritmo das suas piscadas, pois sob estresse nós acabamos piscando de forma acelerada e isso transmite o nosso nervosismo escancaradamente.

Fique atento também ao foco de seus olhares. Em uma conversa frente a frente tente sempre manter a atenção no olhar do outro, mas não de forma indelicada, pois isso pode gerar desconforto no ouvinte.

Outra dica interessante é fixar seu olhar no meio das sobrancelhas do outro, como se ali houvesse um terceiro olho. Isso deixará o clima da conversa mais sério e, se a pessoa estiver a falar demais, certamente se calará. É uma expressão muito forte de poder e controle.

 

Fique atento aos apertos de mão

A primeira dica parece estranha, mas ela tem um caráter subliminar muito forte: ao cumprimentar alguém sempre coloque o pé esquerdo à frente. Isso dará a sensação de que você está no comando e não faz concessões ao outro.

Na hora de apertar a mão, fique com a mão por cima, isto é, fique com a palma da mão virada para baixo, isso demonstra certa dominação. A pessoa que fica com a palma da mão virada para cima demonstra um caráter de subalternidade, por isso já deixe sua posição clara logo na chegada.

Outra dica interessante é um aperto de mão duplo, isto é, depois de dar a mão direita para um aperto de mãos, coloque a sua esquerda sobre a mão do convidado, isso transfere o poder daquela pessoa para você, lhe dando mais confiança.

 

Fique atento ao ambiente

Escolha a cadeira mais alta em uma sala de reuniões e tente manter certa distância de seu ouvinte, pois isso impõe um respeito e superioridade. Além disso, tente sentar de frente para ele, isso o deixará mais pressionado e demonstrará sua superioridade.

 

Categorias de Emprego: Currículo.

1,899 visualizações totais, 1 hoje

Candidatar-se a esse emprego

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*